sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você já praticou nadismo?


Vou logo avisando que a ideia não foi minha, mas confesso que adorei quando fiquei sabendo do nadismo, um movimento internacional, que já tem adeptos brasileiros. Nadismo é exatamente o que você está pensando, é o ato de não fazer nada.
Vi uma matéria no Fantástico que falava que em Porto Alegre (RS) algumas pessoas se reúnem para fazer nadismo em praça pública. Achei ótimo e agora sei que sou nadista há muito tempo, só não sabia que existia nome para aquilo que eu gosto de fazer: pegar uma toalha, ir para um parque, deitar embaixo de uma árvore e não fazer absolutamente nada. Não vale ler ou fazer qualquer gesto que demande muito esforço.
No domingo passado, fiz nadismo no Tanguá em frente ao lago, ali próximo aos equipamentos de ginástica. Olhar para eles, aliás, me deu mais vontade ainda de praticar nadismo. Tava muito quente... Não quero que o meu texto pró-nadista se torne um manifesto antiginástica. A gente não precisa politizar tudo na vida, não é?
Acredito que o nadismo pode melhorar o mundo. Teto e céu para olhar todos temos. Mas não confunda nadismo com vagabundismo. Grande parte dos nadistas têm carteira assinada e pagam seus impostos.
As pessoas fazem muitas coisas hoje em dia. A falta de tempo virou desculpa crônica para não atender o telefonema de um amigo que só queria trocar uma ideia, tomar aquele cafezinho com o colega de trabalho, dar um “ataque de beijos” no filho etc etc.
O nadismo é um estado de espírito. É quando você para tudo o que está fazendo, sua mente se aquieta e você consegue se ver como se estivesse do lado de fora. Nem preciso fechar os olhos para me ver com a minha filha fazendo nadica de nada num dia de sol.
Ô, coisa boa!

Um comentário:

  1. Fazer nadismo é muuuito bom... acompanhada então?? Melhor ainda!! ;) heheheeh

    ResponderExcluir